Oração

Tenho dias em que acredito que Deus existe e dias em que penso que Ele é apenas uma criação da mente humana de forma a nos confortar nos momentos difíceis e quando nos encontramos perante algo desconhecido. Como se diz em holandês, uma bóia. Há duas semanas atrás comprei uma versão de bolso do Alcorão e depois de meses de interregno, resolvi recomeçar a ler. Novamente senti um calor (se é isso que posso chamar) e um conforto com a leitura desse livro. Sei que é inspirado por alguém a que chamamos Deus ou Allah, e que não há livro que até agora tenha transformado tanto  a minha maneira de ser e de ver o Mundo. Será que aos poucos me torno Muçulmano? Quem sabe!

Na semana passada fui a uma feira do livro na minha cidade e vi que diversas moças estavam a trabalhar em diversas secções da feira. Aqui na Bélgica é quase impensável, mas eu decidi estabelecer contacto e sempre fui recebido com uma amabilidade extrema e dei por mim a pensar que não me importava absolutamente nada em ver senhoras com o véu islâmico em departamentos do Estado nem em escolas. Aqui na Bélgica há neste momento um grande debate sobre o véu, mas já não me incomoda nada. A burca e o niqab sim porque não são naturais e não foi isso que Allah pediu ao seu Profeta (qapece) no Livro Sagrado.

Na Europa vive-se um clima de medo em relação ao Islão devido aos actos feitos por um número pequeno de extremistas que nada têm a ver com o Islão nem com os Muçulmanos. Servem-se do Islão para demonstrarem a sua violência e ódio. Paralelamente os Europeus esquecem-se que as maiores atrocidades e guerras feitas por esse Mundo afora foram sempre provocadas por Cristãos e Europeus (vejamos a escravatura e a segregação racial).

Os Muçulmanos têm a religião mais bonita do Mundo e pena é que não se apercebam de tal. Quantos aqui nesta Europa dita civilizada andam de cabeça baixa, mostram "ar zangado", respondem mal quando se lhes pergunta qualquer coisa e não mostram o tesouro que têm? Quantos não se apegam apenas ao que é ‘halal’ e ‘haram’ e esquecem que o que é de facto importante é o seu relacionamento com Allah e com o seu semelhante. Quantos pais não retiraram os seus filhos de escolas porque crianças muçulmanas recusavam brincar com os seus filhos? O Islão é lindo e deve ser vivido com o coração e não se tornar numa simples tradição sem vida que em vez de enriquecer a humanidade apenas a empobrece.

Eu reparo que desde que leio o Corão que as minhas orações são orações a sério, que me saiem do fundo da alma, que digo coisas que de outra forma não seria capaz de dizer. O Corão ensina-nos a fazer Dua não de forma maquinal mas real e sincera. O Corão é, na minha humilde opinião, o Livro dos livros.

Leave a Reply

